19/04/2013

Desenhos da Professora Tatiane Lazzarotti

Em comemoração ao Dia do Índio







Representação da história A velhinha, a galinha e os ovos




Dia do Índio


Origem

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Para comemorar esta data, os alunos do 4º ano do EPI (Ensino em Período Integral) fizeram máscaras representado os índios, como podemos ver abaixo:









17/04/2013

Resultado da 7ª eleição da Câmara Jovem

As eleições para a Câmara Jovem ocorreram segunda-feira (15/04) na E.E.F Prefeito Arlindo Barbiero. 








Os representantes eleitos da E.E.F Prefeito Arlindo Barbiero foram:


1º Vereador: Messias Fonseca

 2ª Vereadora: Aldaiane Barro

1º Suplente: Taila Luiza Sella
2º Suplente: Rafael Fernandes Pastório

Esperamos que os eleitos tenham em seus mandatos um grande aprimoramento de conhecimentos e sucesso em sua gestão. Parabéns!

Direção, professores e funcionários da E.E.F Prefeito Arlindo Barbiero.


15/04/2013

Paisagem natural e cultural

"A paisagem se divide em paisagens naturais (lagos, oceanos, vales, florestas, montanhas, seres vivos) e as interações existentes. A variação de cada elemento determina a configuração de cada paisagem, por exemplo, o clima quente e úmido produz florestas com uma grande quantidade de vidas, tanto da fauna como da flora, em contrapartida nas zonas polares, onde o frio é intenso, não há o desenvolvimento de elevados números de vidas e diversidades. As paisagens culturais correspondem a todos os elementos construídos pela ação antrópica, como pontes, portos, ferrovias, túneis e muito outros. Apesar da divisão entre paisagem natural e cultural, não existe nenhum lugar no planeta que não tenha sofrido interferências diretas ou indiretas do homem, até por que o que é produzido de poluição nas cidades se dispersa por todo o planeta.
As paisagens culturais podem ser divididas em paisagem rural e paisagem urbana. A primeira é formada pela atividade agropecuária, como lavouras de uma infinidade de culturas, hortaliças, frutas, além da criação de bovinos (corte e leite), aves e suínos, esses elementos fazem parte da realidade de propriedades rurais com fazenda, chácaras e sítios. A segunda é constituída por elementos urbanos como ruas, avenidas, praças, viadutos e prédios que se encontram habitados por pessoas que realizam suas atividades nesse espaço." 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagem_natural

Os alunos do sexto ano fizeram algumas maquetes representando a paisagem natural e cultural.



















Sétima edição do Projeto da Câmara Jovem ano 2013 município de São Domingos


O Projeto da Câmara Jovem visa formar futuras lideranças para o Poder Legislativo, na busca da compreensão da sua participação entre os três poderes do sistema Republicano que rege nosso país. 
Do mesmo modo, busca orientar o aluno a construir uma consciência política com autonomia de liderança, de forma justa e honesta visando a construção da cidadania plena.
Em nossa unidade escolar temos por direito duas vagas a vereadores e dois suplentes conforme a proporcionalidade de alunos. Neste Projeto a campanha eleitoral e todo o processo de eleição, ocorre do mesmo modo que ocorre para os vereadores titulares da Câmara de Vereadores deste município, com registro de candidaturas, escolha de números e nomes para concorrer e o processo de eleição nas escolas através de urnas eleitorais. Uma vez eleito, toma posse e tem o mandato por um ano. Em seu mandato ocorre cursos de oratória, cursos de como elaborar projetos e uma viagem para Florianópolis para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado e seus deputados representantes. 
Deste modo, até o seu término de mandato, após várias trocas de experiências com outras Câmaras Jovens de outros municípios e a experiência com a Assembleia Legislativa, faz com que estes jovens vereadores aprofundem o seu conhecimento em relação ao Legislativo passando a compreender a sociedade em um sentido mais amplo de sua estrutura e aprimorando o seu papel de cidadão. 
Para este ano de 2013, temos os seguintes candidatos a vereadores: 

Aldaiane Barro 7280  

 Ana Paula Fiebig Schmitt 7277

Welligton Carlos Possa 7251

 Patrícia Candido 7259 

 Messias Fonseca 7246

 Rafael Fernandes Pastório 7232 

Adryel Guerini Zarembski 7262 


Taila Luiza Sella 7266  
Mateus de Matos Fila 7207  
Darlei Emanuel Camargo Pedroso 7235  
Caroline Lemes do Amaral 7218 


Independente de quem seja eleito os membros desta escola esperam que tenha em seus mandatos um grande aprimoramento de conhecimentos e sucesso em sua gestão.

Direção, professores e funcionários da E.E.F Prefeito Arlindo Barbiero.

11/04/2013

Lego Educacional

A escola E.E.F Prefeito Arlindo Barbiero, conta com o Projeto Lego Educacional onde as crianças tem a oportunidade de desenvolver na prática o conteúdo estudado. Veja algumas fotos das atividades realizadas no Projeto:















About

Criador do blog: Geferson Meotti